Qual a importância das cores nos livros infantis?

Menina debruçada sobre quatro livros de tons diferentes, ilustra a importância das cores nos livros infantis.

As cores nos livros infantis são pura magia. Elas representam estímulos em vários tons, despertam a curiosidade e oferecem às crianças o prazer do jogo visual. Durante a fantástica experiência da leitura, as imagens podem facilitar o entendimento. Quando coloridas, as ilustrações impulsionam ainda mais a compreensão do conteúdo. Partindo dessa ideia, desenvolvemos o artigo a seguir. Continue com a gente!

Cores nos livros infantis

Nely Novaes Coelho, em seu livro Literatura Infantil. Teoria, Análise, Didática (1997), afirma que, nas obras para crianças, as tonalidades devem ser vivas e contrastantes. Assim, é possível destacar a alegria e o bom humor da ilustração — quando essa for a proposta.. Witter e Ramos (2008) concluíram, após trabalho de pesquisa, que existe influência das cores na motivação para leitura dos livros infantis. Teste! Ofereça ao jovem leitor diferentes tipos de livro e perceba se a preferência dele estará associada às cores.

Quando o livro é interativo, com espaço reservado para que o leitor em formação escolha as próprias cores para colorir, a experiência fica ainda mais completa. Vale tinta, giz de cera e lápis de cor. A atividade desenvolve a coordenação motora, o senso de delimitação espacial, a capacidade de combinar tons e a compreensão do mundo multicor ao redor. Cabe destacar, também, o benéfico papel ativo do pequeno, ao poder expressar sua personalidade no desenho. 

Cores no desenvolvimento da criança

As cores atraem o olhar da criança, estimulando a concentração. Além disso, a coordenação dos olhos também é reforçada com elas. A chamada movimentação fina, focada nos detalhes, é desenvolvida com objetos coloridos. 

Na leitura, a criança criará intimidade com o nome de cada cor, aprenderá a identificá-las e a fazer associações com objetos — exemplo: a banana é amarela e a maçã é vermelha. Consequentemente, o vocabulário aumenta, assim como a compreensão da realidade

Surgirá o raciocínio de que a representação nas páginas também pode fazer parte do mundo real. É muito comum, os leitores mirins compreenderem que o mar é azul, a copa das árvores é verde e o sol é amarelo. Não se surpreenda se ele fizer essas associações ao se deparar com elementos no dia a dia.

Outra contribuição das cores nos livros infantis é em relação ao desenvolvimento fonético. Nomeá-las está entre as primeiras aprendizagens do ser humano. Portanto, no momento da leitura, as crianças terão contato com o nome de diversos tons e serão convidadas a repeti-los várias vezes. Resultado: a dicção melhora.

Livros cheios de cores

Por fim, mas não menos importante, podemos lançar mão das cores para auxiliar a apresentação de temas mais complexos, como as emoções. Na Aletria, um dos nossos queridinhos é O Monstro das Cores, de Anna Lllenas. O livro convida os pequenos a reconhecerem as diferentes emoções que estão dentro de cada um de nós. Tudo isso por meio das cores. Vale a pena viver a aventura e separar, pelos tons, a “bagunça” emocional em que o protagonista se vê. 

Outro livro que tem tudo a ver com o nosso tema é Todas As Cores de Malu, escrito por Rosana de Mont’Alverne e ilustrado por Maurizio Manzo. Na história, a personagem brinca com as cores e atribui uma tonalidade a tudo, inclusive a sons e cheiros. Para ela, o primeiro dia de aula tinha cor de azul-piscina e o frio era vermelho. Certo dia, a menina acordou vendo tudo vermelho, sentindo muito frio — com febre, precisou de um tempo para se recuperar. Malu foi acolhida pela família e pelos amigos, e logo descobriu outras cores, como a da alegria.  

Com este conteúdo, a nossa intenção foi mostrar para você a expressiva importância das cores nos livros infantis. Tanto as tonalidades escolhidas pelos ilustradores quanto aquelas que os pequenos optaram por dar vida aos desenhos vão desempenhar uma função importante na formação do leitor. Se gostou do conteúdo, recomendamos conhecer nossa coleção de livros e pelúcias de O Monstro das Cores!