Contador de histórias: o que faz esse profissional?

Mulher com livro e lanterna representa a profissão do contador de histórias.

Era uma vez uma profissão mágica. Quem a exerce, consegue envolver os ouvintes em uma teia de acontecimentos fantásticos. É impossível se mover até que a narrativa termine. Adereços, fantasias, instrumentos musicais, brinquedos, caixas, presentes… Muita coisa ganha forma quando a pessoa fala, tornando a experiência de quem ouve encantadora. Estamos falando do contador de histórias. 

Hoje, o post é dedicado a essa carreira. Vamos detalhar o universo do trabalho, mostrar as possibilidades que o profissional tem e dar algumas dicas que os contadores de sucesso costumam aplicar. Ficou interessado? Continue a leitura!

O que faz o contador de histórias?

O contador de histórias usa a transmissão de conhecimento oral como ferramenta de trabalho. Desde a antiguidade, muito antes da escrita, a prática era utilizada como meio de preservação da cultura e da sabedoria popular. Essas narrativas faladas também povoavam o imaginário de tribos ancestrais, eliminando o tédio e fornecendo conhecimento para sobrevivência. 

Podemos dizer que, desde sempre, a humanidade ama boas histórias, contadas com entusiasmo e emoção. Enquanto algumas pessoas exercem a atividade como hobby ou alternativa de entretenimento com os filhos ou alunos, outras a têm como profissão. E o campo de atuação é amplo: abrange escolas, livrarias, hospitais, bibliotecas e eventos em geral. A prática exige gostar de estar perto de gente e ter uma imaginação ilimitada. 

Quando consideramos o universo infantil, percebemos uma série de benefícios no desenvolvimento da criança que mantém contato com os contadores de histórias. Eles vão desde o gosto pela leitura, a melhor desenvoltura oral, a socialização apurada, mais criatividade e imaginação, além de melhor compreensão dos próprios sentimentos. Em hospitais e consultórios, contadores de histórias podem apoiar o tratamento dos pequenos, permitindo que a experiência seja mais positiva.

Adolescentes, por outro lado, têm a atenção totalmente atraída e conseguem assimilar com facilidade o conteúdo curricular ou de palestras por meio dos recursos de contação de histórias. Nem se compara com a exposição amparada por slides. 

Em relação aos adultos, as vantagens vão desde o cumprimento de objetivos empresariais, como treinamentos, passando por visitas turísticas diferenciadas (relatando a origem da localidade), até o fortalecimento de habilidades, como a autoconfiança, e a capacidade de contar a própria história de vida.

Como ser um bom contador de histórias?

A seguir, veja algumas dicas para ser um contador de histórias de sucesso.

Escolha histórias que você goste e conheça bem

Antes de partir para a sua apresentação como contador de histórias profissional, conheça bem a narrativa a ser apresentada. Leia, releia, anote o nome dos personagens e fatos importantes, crie mapas para melhor visualização. Para começar, prefira histórias mais curtas, que você tenha afinidade e que sejam coerentes à faixa etária do público.

Use os recursos do seu próprio corpo

Lance mão das suas expressões corporais e faciais (tensão, excitação, surpresa, alegria e tristeza), brincadeiras com as mãos e os pés, além da modulação de voz que acompanhe a narrativa. Nada de monotonia. Deixe as emoções guiarem o seu trabalho. O importante é fazer a história fluir e possibilitar que o ouvinte embarque com você. No entanto, lembre-se que o narrador é um instrumento de transmissão. Cuidado para não exagerar e deixar a narrativa em segundo plano.

Crie um clima especial

Aposte em roupas, adereços e objetos que possam deixar a experiência de ouvir a história mais rica e completa, sobretudo quando a plateia é infantil (sem jamais descuidar do preparo da história, que é o mais importante). Usar jogo de luzes (foco na cena), abajures e refletores são boas opções para controlar a iluminação. Em relação à sonoplastia, instrumentos musicais, mesmo que improvisados, ou trilhas sonoras escolhidas previamente, vão dar o toque diferenciado que a contação merece.

Tenha uma rotina de preparação

Existem cursos específicos de formação para contadores de histórias. Invista na sua formação, com bastante estudo e dedicação. Indicamos os cursos da Casa Tombada,  da Escola de Narradores e o nosso, da Editora Aletria. Fique de olho em nosso site e redes sociais. Oferecemos a modalidade intensiva, ainda no segundo semestre de 2022, e, a partir do 1º semestre de 2023, teremos novas turmas regulares do Curso de Formação de Contadores de Histórias. 

Também vale acompanhar o trabalho de outros profissionais que poderão inspirá-lo. Por fim, leia muito. Mergulhe de cabeça em novas histórias. 

Curtiu conhecer o trabalho do contador de histórias? É um ofício encantador! Esperamos que o texto tenha ajudado a demonstrar, ao menos um pouco, a magia da profissão. As histórias acolhem, consolam, ensinam, divertem, comovem e inspiram. Não há limite de idade para se iniciar no ofício, sempre é tempo de começar. Afinal, o mundo precisa de mais e mais profissionais que possam encantá-lo com o poder da palavra. 

Se gostou do trabalho do contador de histórias, achamos que vai aproveitar os nossos Guias de Leitura também. São materiais que desenvolvemos com sugestões literárias e práticas para auxiliar na mediação de leitura dos nossos livros. Conheça!