Como escolher a editora para seu livro?

Hoje, queremos conversar com você, autor, que ainda não sabe como escolher a editora para o seu livro. Sabemos que o seu trabalho merece o suporte e a qualidade que só uma empresa confiável consegue oferecer. Por isso, separamos, a seguir, dicas que vão te deixar mais seguro e auxiliar a encontrar uma parceira transparente. Continue a leitura!

Conheça o catálogo com os livros publicados pela editora

É essencial que entre você e a editora exista afinidade em relação ao conteúdo da obra. Por isso, antes da publicação, pesquise quais são os tipos de livros publicados por ela, qual é a faixa etária do público atingido, quais os gêneros literários mais comuns nos lançamentos, entre outras informações. Indicamos que analise o catálogo de publicações da empresa com bastante cuidado. O objetivo é descobrir se existe compatibilidade entre vocês.

Troque ideias com outros autores

Outra recomendação é bater um papo com autores que já tiveram seus livros publicados pelas editoras que você está considerando. Procure o contato deles, por e-mail ou pelas redes sociais, e pergunte como foi a experiência. Questione sobre o suporte recebido e se eles ficaram satisfeitos. Assim, você saberá exatamente o que esperar. Se possível, procure pelos livros deles e analise o material.

Consulte a reputação antes de escolher a editora

Hoje, com o auxílio da internet, é bastante simples consultar a reputação de uma editora. Basta reservar alguns minutos e saber onde e o que pesquisar. Primeiro, verifique o número de livros publicados. Dessa forma, você descobrirá se é uma empresa nova ou experiente. Em seguida, veja se existem queixas contra em sites de reclamação, como o Reclame Aqui. Identificar a repetição das reivindicações e o tipo de encaminhamento dado pela editora é importante.

O próximo passo é averiguar as redes sociais. Perceba como o relacionamento com o público é desenvolvido e, nos comentários, o que tem aparecido. Saber o que o consumidor tem a dizer, bem como se a demanda dele é satisfeita, vai te ajudar a escolher a editora certa para o seu livro. 

Converse bastante com o atendimento

A negociação é uma fase decisiva antes da publicação do seu livro. Você se dedicou bastante na produção e, com certeza, vai querer que a cara do seu livro e o lançamento sejam perfeitos. Não hesite em tirar todas as dúvidas. É importante que até os mínimos detalhes estejam claros em sua cabeça. 

Tenha definido um cronograma de ações. Estabeleça a estratégia de lançamento, com a definição do local e quais serão os papéis de cada um na realização. Exija avaliar as provas do livro antes da tiragem e mantenha um diálogo bem próximo com o seu contato com a editora. Se sentir seguro e confiante é parte fundamental do processo.  

Esperamos que este conteúdo tenha contribuído no processo de escolher a editora para o seu livro. Acreditamos que um bom caminho é se informar muito sobre a reputação da editora, o catálogo dela, a experiência de outros autores, além de manter um relacionamento próximo com o atendimento. A Aletria, há 13 anos, vem materializando histórias e povoando de imaginação o universo infantil. Conheça o nosso trabalho!