5 livros de monstros para você conhecer

Ilustração com monstro, fogo, peixes, arco-íris e casa. dispostos lado a lado, representa os livros de monstros da Editora Aletria.

Preparamos uma seleção pra lá de especial com os 5 livros de monstros que não podem faltar na estante das crianças. As criaturas fazem parte do imaginário infantil e, de perto, são bem menos assustadoras do que pensamos. Ao encará-las, os pequenos podem olhar para os próprios temores e enxergá-los sob outra perspectiva. Por vezes, os monstros são os instrumentos que vão ajudar a desconstruir angústias e resignificar a realidade. 

Nas obras, todas publicadas pela Editora Aletria, as criaturas são fofas, engraçadas e cheias de personalidade. Veja, abaixo, os detalhes da nossa lista. Vale a pena conhecer todos os livros de monstros! 

1. O monstro das cores, de Anna Llenas 

A Aletria trouxe para o Brasil o livro “O Monstro das Cores”, escrito e ilustrado pela arte-terapeuta Anna Llenas. A tradução é da nossa editora e fundadora, Rosana de Mont’Alverne. Publicado originalmente em 2012, o livro vendeu mais de 200 mil exemplares na Espanha, sendo traduzido para 16 idiomas. A história estimula as crianças a identificar as diferentes emoções que sentem. Tudo com a ajuda das cores. 

Por seu enredo cativante, este se tornou o livro de cabeceira de milhares de famílias e educadores. O monstro das cores não sabia o que se passava com ele. Fez uma bagunça com suas emoções e, agora, precisa desembolar tudo. Será capaz de colocar em ordem a alegria, a tristeza, a raiva, o medo e a calma? Junto às crianças, ele poderá entender melhor esses sentimentos, além de descobrir outros. Altamente recomendado entre os livros de monstros!

2. O monstro das cores vai à escola, de Anna Llenas

Escola… o que será? Uma nuvem mágica em que se pode voar? Uma selva cheia de armadilhas? Calma! O Monstro das Cores descobrirá que a escola é bem legal. Lá, tem sempre muitas aventuras e novos amigos. Depois do sucesso mundial de “O Monstro das Cores”, em que o monstrinho aprende a lidar com seus sentimentos, a Editora Aletria trouxe para o Brasil “O Monstro das Cores vai à Escola”, da escritora catalã Anna Llenas, traduzido por Rosana de Mont’Alverne.

Nessa nova aventura, o monstro vai viver o seu primeiro dia de aula e descobrir que, na escola, também há muitas emoções para serem vividas. Obra importante para mostrar aos pequenos como os novos desafios, que fazem parte da vida, podem ser mais simples e prazerosos do que imaginamos.

3. Ogros, de Ernani Ssó

Você pode até achar que seria melhor viver em um mundo sem perigos, com príncipes e princesas em castelos tranquilos. Mas, de um jeito ou de outro, sempre é preciso sair andando ao encontro de si mesmo e das aventuras que nos desafiam a coragem e a imaginação.

Ernani Ssó apresenta, em “Ogros”, cinco histórias ao mesmo tempo assustadoras, divertidas e cheias de sabedoria. As ilustrações de Nelson Cruz dão vida a essas criaturas famintas e asquerosas que há séculos povoam o imaginário dos leitores. Pronto para essa viagem com a criançada?

4. Enrique e os monstros, de Beatriz Montero

Cada um de nós possui os monstros interiores que inventa para si. Eles aparecem em determinados momentos nos assombrando e metendo medo. Os de Enrique, porém, são inofensivos (ou será que ele é quem os fez ser assim?). Vem uma importante lição por aí. Afinal, os livros de monstros também ensinam muito.

O diálogo entre as colagens da artista plástica brasileira Ana Rocha e a palavra da autora espanhola Beatriz Montero produziu cada criatura mais rara que a outra. Ao final de “Enrique e o Monstros”, o leitor poderá também montar o seu, já que pedaços de monstros foram deixados para recortar e colar! Amamos a interação na literatura.

5. Contos da meia-noite do mundo, de Rodolfo Castro

Em “Contos da meia-noite do mundo”, o argentino Rodolfo Castro apresenta ao leitor três contos clássicos narrados como surgiram durante a Idade Média. A Bela Adormecida (A matéria do silêncio), A Gata Borralheira (Maldito pé pequeno) e Chapeuzinho Vermelho (A donzela feroz) estão em “Contos da meia-noite do mundo” em versões que, propositadamente, reúnem variantes não tão conhecidas do público

As ilustrações do premiado paulistano Alexandre Camanho parecem nos conduzir diretamente dos dias atuais para a Idade Média. Para os jovens leitores, contadores de histórias, pesquisadores e interessados em contos clássicos, essa é uma obra simplesmente imperdível. Venha desbravar essas versões mais arrepiantes dos contos clássicos com os pequenos.

Esperamos que tenha gostado da nossa seleção de livros de monstros. Todos fazem parte do catálogo da Aletria e estão disponíveis para você. De perto, as criaturas monstruosas não oferecem perigo algum. Pelo contrário, elas são companhias que vão direcionar a criança rumo ao autoconhecimento e desbravamento do mundo. Conheça e presenteie!