Livros infantis por faixa etária: como escolher?

A leitura nos dá acesso a um mundo fantástico — cheio de magia, embora também contribua para a compreensão da nossa realidade. Ela estimula a imaginação, auxiliando em ações como pensar, aprender e se comunicar. Inúmeros outros benefícios podem ser aproveitados desde cedo, logo nos primeiros meses de vida. Mas, em meio a variedade de opções disponíveis, como escolher livros infantis por faixa etária?

A seguir, vamos te explicar tudo. Apresentaremos indicações tanto por idade da criança quanto pelas fases de leitura, observadas no desenvolvimento dos pequenos. Vale a pena conferir!

Como escolher os livros infantis por faixa etária?

Especialistas chamam a atenção para que os pais e professores façam a escolha certa dos livros destinados às crianças. É necessário oferecer o estímulo adequado, respeitando a fase em que o leitor mirim se encontre. Abaixo, fizemos uma divisão por faixa etária, mas, para além dela, você deve observar as necessidades e o momento que cada pequeno se encontra. Como inspiração, usamos, entre outras fontes, as informações da Disney Babble, divulgadas pelo Laboratório Oswaldo Cruz. 

Até 5 meses

Chegou a hora do primeiro contato do bebê com o objeto livro. O material deve ser de plástico ou de pano porque é mais fácil de manusear, pode ir até a boca sem estragar e a higienização é mais simples. Indicamos obras com muitas figuras. Durante a leitura, fale o nome das imagens em voz alta e repita os sons que a criança fizer.

Entre 6 meses e 1 ano

A curiosidade reina nessa etapa. Aposte em livros com texturas, imagens de animais e objetos chamativos. Livros que trazem outras crianças e mostram as partes do corpo e do rosto são boas escolhas. Nesse caso, lembre-se de apontar no rosto do jovem leitor o órgão correspondente (nariz, olhos, boca). Assim, o vocabulário do pequeno é enriquecido.

Entre 1 e 3 anos

Rimas e músicas são muito bem-vindas. Textos com repetições vão ajudar o pequeno leitor a fixar o que aprender. Considere os livros de poesias, fábulas, parlendas e cantigas. Opte por obras com muitas figuras que possibilitem à criança nomear aquilo que ela já conhece. Imagens de diferentes tamanhos, texturas e formatos vão aguçar a curiosidade, estimulando os baixinhos a criarem as próprias versões das narrativas que têm em mãos.

Entre 3 e 6 anos

Nessa fase, já é o momento de privilegiar enredos mais longos, com um pouco menos de ilustrações. Quer indicações? Fábulas e contos de fadas são bons exemplos que, ainda com linguagem infantil, apresentam textos mais bem desenvolvidos. Agora, a criança já tem mais repertório, com vocabulário amplo. Experimente pedir ao pequeno para recontar o que ouviu. Não estranhe se surgirem pitadas criativas. 

Recomendamos histórias com um único tema. Elas ajudam o pequeno a compreender melhor, sem perder o foco. Outro ponto: quando situações cotidianas aparecem, como a hora de dormir, elas podem ajudar a criança a encará-las de forma leve. Isso porque o contato com a literatura ajuda na compreensão e na expressão dos próprios sentimentos

Entre 6 e 8 anos

A partir daqui, a escolha dos livros infantis por faixa etária dá um salto. Os personagens costumam ser apresentados com o caráter definido (herói, vilão, do bem e do mal). As histórias são complexas e bem desenvolvidas. Além disso, o tão esperado final feliz aparece, trazendo a sensação de segurança aos leitores em formação. Nessa fase, eles costumam se identificar com personagens, principalmente os protagonistas justos e cheios de valores.

Entre 8 e 10 anos

Não subestime a criança. Se ela é leitora desde cedo, já terá condições de se aventurar por enredos estruturados, que apresentem introdução, desenvolvimento e conclusão. As obras costumam apresentar uma questão problema e, ao longo das páginas, solucioná-la. Temáticas de amizade e cooperação são boas pedidas para ensinar sobre a importância do respeito à diversidade, já que a junção de diferentes habilidades se torna uma grande força.

O entendimento, assim como a imersão nas histórias, está mais apurado. A divisão da obra em capítulos é benéfica porque possibilita que a leitura seja feita em vários momentos. Ademais, ao enxergar no livro os assuntos abordados na escola, como dados históricos e científicos, a criança já é capaz de relacioná-los, de modo a reforçar o aprendizado.

Acima de 10 anos

O jovem leitor está pronto para histórias profundas, com extenso vocabulário. A partir daqui, os gêneros literários indicados são amplamente expandidos. Valem contos, crônicas, novelas, ficção científica, romance policial, poesia, suspense, relatos históricos e muito mais. Você sabia que ver os problemas típicos da adolescência retratados por personagens dos livros ajudam na superação deles? Permita esse movimento. 

Só tome cuidado com cenas violentas impróprias à idade. Muitas crianças vão querer se lançar no mundo horripilante do terror. É normal. Basta acompanhar para que elas não exagerem na dose.

Quais são as fases do leitor desde a infância?

Chegou a hora de falarmos sobre as fases do leitor na infância. Na Aletria, dividimos nosso catálogo de acordo com essas categorias, de modo a te fazer acertar na escolha de livros infantis por faixa etária.

Pré-leitor (menor que 6 anos)

São os pequeninos que estão aprendendo a se expressar. Animais, objetos do cotidiano, repetições, parlendas, cantigas e brincadeiras: nada disso pode faltar nos livros que devemos oferecer ao pré-leitor. É importante atentar para a sua relação lúdica com o universo literário. É tempo de apresentar ao pequeno leitor livros cheios de ilustrações divertidas, com histórias que o auxiliem na descoberta do mundo e da linguagem.

Leitor iniciante (a partir de 6 anos)

O leitor iniciante está em plena efervescência da aprendizagem da leitura. Nessa fase, é importante estimular a organização do pensamento lógico, os valores que levarão para a vida adulta e proporcionar-lhes enredos que estimulem a imaginação, a curiosidade e desafiem a inteligência. Tudo isso, claro, sem abrir mão do bom humor e de boas ilustrações.

Leitor em processo (a partir de 8 anos)

O chamado “leitor em processo” já domina, com maior ou menor facilidade, o mecanismo da leitura. Contos de fadas, recontos de literatura oral, lendas, poemas narrativos, fábulas e histórias divertidas, com desfechos inusitados, são todos bem-vindos. Os “livros-álbum”, que possuem ilustrações sofisticadas, em perfeito diálogo com textos que promovam insights e reflexão, têm lugar garantido na biblioteca desse leitor.

Leitor fluente (a partir de 10 anos)

O leitor fluente possui recursos interiores e capacidade de abstração para mergulhar na experiência da leitura. Trata-se do pré-adolescente, que está pronto para livros que tragam mais reflexões e descobertas com heróis e heroínas de carne e osso, cujas aventuras falem de amor, superação e ideais de justiça. Contos, crônicas, quadrinhos, literatura de cordel, diários íntimos, mitologia, ficção científica, mistério e suspense: seu leitor está aqui.

Leitor crítico (a partir de 12 anos)

O leitor crítico possui completo domínio da leitura e está apto a exercer o seu poder de reflexão e questionamento da realidade e dos textos literários que lhe caem nas mãos. A qualidade do texto literário, seja de que gênero for, tem suma importância nessa fase. A essa altura, o leitor crítico já possui conhecimentos de teoria literária e os clássicos agora têm lugar na estante dos adolescentes, assim como livros de memórias, romances e poesia.

Uma informação importante: em julho de 2022, a Aletria inaugurou o selo Cafuné, que é voltado à primeiríssima infância (0 a 3 anos), com o lançamento do livro “O cocô do urso Clodoaldo”, de Thais Laham Morello e Clara Gavilan. Convidamos você a conhecer esse livro, que trata com naturalidade de um assunto muito importante para o desenvolvimento da criança, especialmente na etapa do desfralde. 

Gostou do nosso conteúdo? Esperamos que, a partir de agora, você seja capaz de escolher livros infantis por faixa etária de modo certeiro. Estamos sempre aqui para te auxiliar e tirar todas as suas dúvidas. Fale com a gente!