A exploração desenfreada da natureza tanto traz secas quanto alagamentos. Dessa forma, mudanças climáticas (provocadas pela ação humana) podem destruir a casa do João-graveto, do Tamanduá-Bandeira, do Peixe-Boi-Marinho, da Onça-Pintada, do Tatu-Bola, do Porco-Espinho-Esperança… e a minha casa, e a sua casa.
Importante conversar com as crianças sobre como a preservação ambiental é necessária para a nossa própria qualidade de vida.
A seguir, 5 livros da editora Aletria para despertar a responsabilidade ambiental nos pequenos.
*Para a compra ou outras informações sobre os livros citados, clique na imagem deles.
1. João-Graveto e João Pessoa – Marismar Borém e Thiago Mazza
João Pessoa é um menino que vive no interior e que, quando não está na escola, está com seu pai na capina, na lavoura e no pomar. João-graveto é um passarinho que construiu seu ninho em cima de uma árvore enorme, o jatobazeiro. O menino observa a vida do João-graveto, mas nunca mexe em seu ninho, sabe respeitar a casa e a vida desse outro João.
O livro traz, portanto, um sábio e poético aprendizado: a preservação ambiental começa com crianças convivendo em harmonia com os animais do seu entorno.
2. Bichos Vermelhos – Lina Rosa e Erick Vasconcelos
O livro, finalista do Prêmio Jabuti, é uma obra lítero-informativa em que cada página apresenta, com doçura e reverência, uma espécie da fauna brasileira. Mas os bichos apresentados não estão ali por acaso e o motivo é bem sério. Todos eles fazem parte ou estão próximos de entrar para a Lista Vermelha elaborada pela União Internacional para a Conservação da
Natureza com as espécies ameaçadas de extinção.
Com “Bichos Vermelhos” as crianças aprendem várias curiosidades sobre maravilhosos animais da nossa fauna que estão em risco de serem extintos.
3. A sabedoria do Velho Angico – Susane Meyer Portugal e Veruschka Guerra
O riacho que passa perto do sítio de dona Maria, avó do menino Manu, sumiu. Então Manu, Dona Maria e o amigo Daniel (um jovem estudante de Agroecologia) embarcam numa jornada em busca do sábio Velho Angico. Guardião dos conhecimentos da floresta, essa figura lendária os guiará no resgate da água pura e cristalina que está secando na região. O livro ajuda no debate, com as crianças, sobre como interesses econômicos gananciosos podem levar ao esgotamento da água potável.
Assista aqui o book trailer de A sabedoria do Velho Angico!
4. Sebastião – Claudio Fragata, Janaína de Figueiredo e Rodrigo Mafra
O desequilíbrio ambiental faz faltar água em alguns lugares, mas também provoca enchentes que podem encobrir cidades inteiras. “Sebastião” conta uma história real. Em fevereiro do ano passado, uma grande enchente destruiu a cidade de São Sebastião, no litoral norte de São Paulo. O livro conta, do ponto de vista de uma criança, a experiência de perder sua casa e morar em um abrigo. E, por fim, mostra o esperançoso desejo de reconstrução. “Sebastião” pode ser utilizado, por exemplo, para iniciar um debate com as crianças sobre as recentes enchentes no estado do Rio Grande do Sul.
Assista aqui o book trailer de Sebastião!
5. A menina que foi rio – Yohana Ciotti e Isabelle Benard
Outro livro da editora Aletria que mostra a experiência infantil de ver sua própria casa ser tomada por uma enchente. Assim como “Sebastião”, “A menina que foi Rio” dialoga com as crianças sobre as causas, as consequências e as formas de prevenção de enchentes.
Uma observação:
nós não recomendamos os dois últimos livros citados – “Sebastião” e “A menina que foi Rio” – para as crianças que viveram muito recentemente o trauma de uma enchente e ainda não conseguiram retornar às suas casas, ou seja, que ainda estão vivendo em abrigos ou em casas de parentes. Mas, para todas as demais crianças brasileiras, são livros que enriquecem um debate que não pode mais ser negligenciado e que todos podem e merecem participar.
Você já leu em casa ou na escola algum desses 5 livros com suas crianças?