Brincadeiras para sala de aula com Carol

Quem não gosta de uma boa brincadeira? Presente em casa, nas escolas e outros espaços ocupados pelas crianças, a brincadeira é indispensável para a cultura, socialização e desenvolvimento cognitivo, fonológico e linguístico dos pequenos. Por isso, a personagem Carol vai nos ensinar algumas brincadeiras que ela jurou – de pé junto – que dá para fazer em qualquer lugar, inclusive em sala de aula! Quer ver?

Criação de Mini-Mundos:

Brincadeira ótima para feiras e aulas de ciências. Os mini-mundos podem ser feitos como pequenos terráqueos ou como infusão de plantas. No caso de Carol, ela gosta de usar meias sujas e a cueca do irmão! Argh! A ideia é criar um diário onde a meninada pode ir anotando o que ela vai observando de vida nesse pequeno mundo: minhocas, plantinhas novas, formigas, microorganismo, fungos, etc. Uma lupa ou um microscópio simples podem ajudar para a brincadeira de cientista ficar ainda mais legal!

Contação de histórias com cenários em miniaturas:

Que tal criar cenários em miniatura para contar e inventar suas histórias preferidas? Os cenários podem ser criados dentro de caixas de sapatos, em caixotes de papelão, num cantinho da sala ou em cima de uma mesa. Papel colorido, miniaturas, bonequinhos, pequenos objetos, massinha, argila, plantinhas, recortes de revistas e muita criatividade vão dar forma e vida para esses cenários. E quando tudo estiver estiver de pé, senta que lá vem história! 

Criando Monstros:

Já imaginou em criar seu próprio monstro? Dar cara, personalidade, superpoderes e voz para seu pequeno “Frankstein”? Essa é a terceira dica de Carol! Nessa brincadeira, é importante alguém mais velho para ajudar a juntar as partes do monstro, seja com cola ou costura. Para montar as partes de seu monstro você pode usar papel, papelão, embalagens velhas ou até tecido com enchimento. Depois os monstros podem sair assombrando a cidade por aí! UuuuuuUh!