Com 15 anos de trajetória, o Conto Sete em Ponto estreia nova temporada

Projeto criado por Rosana de Mont’Alverne, contadora de histórias e editora da Aletria, é retomado no formato online após ser realizado presencialmente entre 1998 e 2013 em Belo Horizonte, e com edições especiais em Ouro Preto e Nova Lima, estabelecendo um marco para o universo da contação de histórias na capital mineira

Depois de encantar gerações por mais de uma década, O Conto Sete em Ponto está de volta! Concebido por Rosana de Mont’Alverne, escritora, contadora de histórias e editora da Aletria, que integra o Instituto Cultural Aletria, o projeto terá sua reestreia nesta quinta-feira (27/05) com a presença de dez narradores. Esses vão se revezar em cinco minutos de apresentação no YouTube e no Facebook da Aletria.

Após construir uma trajetória de grande reconhecimento na capital mineira, contribuindo para a profissionalização de um ofício milenar, o Conto Sete em Ponto retorna em maio e terá uma programação até o fim do ano, com apresentações sempre na última quinta-feira do mês. “Esse projeto teve uma jornada linda presencialmente. Foram 15 anos de trabalho, e nós achamos que agora era uma boa hora de trazê-lo de volta no formato digital”, afirma Rosana.

É assim, repaginado e sintonizado com a vida contemporânea, que a iniciativa inicia uma nova temporada, que vai se inspirar nos programas de rádio e também nos podcasts cada vez mais acessados pelo público.  “O Conto Sete em Ponto é um programa de contadores de histórias e tem o objetivo de divulgar a tradição oral dos povos dos Brasil, dos grandes autores da literatura nacional e estrangeira, porque nós queremos valorizar histórias que têm tanta sabedoria e fazem tão bem ao nosso coração. Mas agora nós estamos propondo fazer isso de um jeito um pouquinho diferente, incorporando um dinamismo, que acredito poder trazer um pouco de leveza, alegria e entretenimento para pessoas neste momento”, diz Rosana.

Ela, o mineiro Xibil e o paulista Zé Bocca, sendo os dois veteranos do Conto Sete em Ponto, vão compor a curadoria e serão os apresentadores fixos do projeto, que ao vai sempre às sete horas da noite em ponto! Para esta quinta-feira (27/05), o tema escolhido foi “mulheres que vencem os lobos”, inspirado no clássico “Mulheres que correm com os lobos”, de Clarissa Pinkola. O objetivo do primeiro encontro é celebrar a força e o protagonismo das mulheres. E para esta data já estão confirmados:

Branca Antunes conta “Mulheres Corajosas”

Marly com Y conta “Carolina Maria de Jesus, uma mulher de luta”

Marilene Lemos conta “O urso da meia lua”

Maria Célia Nunes conta “La loba, a mulher lobo”

Denise Arantes conta “A força da palmeira”

Doni Barrett conta “A boneca no bolso: Vasalisa, a sabida”

Ângela Rabelo conta “A História de Helen Keller”

Além das histórias, em torno da temática “mulheres que vencem os lobos”, que serão narradas pelos convidados e também pelos apresentadores (Rosana, Xibil e Zé Bocca), haverá a estreia de quadros novos dentro do Conto Sete em Ponto. Um deles é “O meu perrengue como contador de histórias”. “Todo mundo tem um perrengue pra contar. Eu mesma fui convidada para um evento uma vez e me deparei com 20 mil pessoas da torcida do Galo. Meu marido ficou tão assustado com aquilo que não aguentou de nervoso, e saiu. Eu fiquei lá, encarei aquela multidão, mas me tremia toda”, recorda Rosana, que vai contar mais detalhes esta história ao vivo!

A ideia desse quadro é, assim, estimular os contadores a compartilharem também um pouco dos seus bastidores. Outros dois quadros são o “Coincidência” e o “Meu poema preferido”. “Todo mundo tem uma coincidência maluca pra contar, e nesse quadro nós vamos abrir espaço para essas curiosidades. Já o de poesias vai ser uma delícia. A intenção é que os convidados compartilhem poemas, mostrem livros favoritos. Nós estamos precisando de poesia mais do que nunca agora!”, vibra Rosana.

BREVE HISTÓRICO

O Conto Sete em Ponto foi criado em 1998, sendo um projeto iniciado no auditório do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, localizado na Rua Goiás, em Belo Horizonte. O sucesso foi imenso, o que estimulou a realização de dois concursos, respectivamente,  em 2002 e 2005, gerando a publicação de dois livros. Em seguida, o Conto Sete em Ponto continuou na Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa (atualmente chamada Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais), e teve algumas edições também na Sala Juvenal Dias do Palácio das Artes.

Ao longo dos seus 15 anos de trajetória, o Conto Sete em Ponto também aportou em Ouro Preto e em Nova Lima, recebendo contadores de histórias não só de Minas Gerais, mas do Brasil e até do exterior. Nesta nova jornada, o projeto amplia ainda mais a sua cobertura, chegando potencialmente às casas de todos brasileiros e de tantos outros interessados por ouvir boas histórias em várias partes do mundo! 

Serviço:

Estreia da nova temporada do Conto Sete em Ponto, realizado pela Instituto Cultural Aletria, que também abrange a editora Aletria.

Dia 27/05, às 19h em ponto! No YouTube e no Facebook da Aletria.